No marketing, a identidade visual é um dos elementos que influenciam a decisão de compra e transmitem a personalidade da empresa ao consumidor.
A partir disso, o conceito ajuda a construir a autoridade da marca no mercado, assim como estabelecer uma conexão com o público-alvo e diferenciar o negócio entre a concorrência.
Por meio de cores, fontes e formas, a empresa pode traduzir seu propósito aos consumidores e, com isso, garantir o reconhecimento da marca.
Essa identidade pode se transformar ao longo do tempo, acompanhando a evolução da organização, do público e do mercado.
No entanto, a construção ou o rebranding devem considerar alguns fatores para garantir uma expressão alinhada aos valores e ao momento da empresa.
O que é identidade visual em empresas?
Identidade visual é um conceito que engloba um conjunto de elementos gráficos com o objetivo de transmitir alguma mensagem, como a personalidade de uma marca, por exemplo.
Essa é uma ferramenta conhecida do marketing, mas vale contextualizar para relembrar a definição e a importância de uma identidade alinhada ao perfil da empresa.
A identidade é capaz de ativar emoções, gerar conexão com o consumidor e fazê-lo reconhecer uma marca em qualquer lugar. Um exemplo é a Nike, conhecida pelo “swoosh”, seu logotipo.