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O que é Comunicação Visual e qual sua importância?

Quer saber mais sobre o assunto? A seguir, vamos mostrar a importância da comunicação visual no desenvolvimento do seu negócio e a melhor maneira de aplicá-la. Acompanhe!

Entenda o conceito de comunicação visual

Embora este seja um conceito muito importante, é fácil entender o que é comunicação visual. Trata-se de todo tipo de comunicação que utiliza elementos visuais como forma de linguagem, tais como: desenhos, imagens, gráficos, vídeos, fotos, entre outros.

O uso de imagens, em alguns casos, é mais eficaz e impactante que o uso da linguagem escrita. A imagem atinge o receptor imediatamente, enquanto os textos precisam ser lidos e interpretados — e levando em consideração que nós vivemos em uma época em que as pessoas não gostam de gastar tempo lendo, lidar com imagens é a melhor forma de atrair a atenção do público.

As marcas que fazem o uso correto desse tipo de comunicação consolidam a sua identidade visual. Isso significa que a marca tem um jeito tão único de se expressar visualmente que as pessoas logo ligam a propaganda à marca sem precisar de textos explicativos. Por exemplo, é fácil identificar os comerciais da Coca Cola porque a sua identidade visual é muito marcante. Portanto, é correto dizer que a comunicação visual está diretamente ligada ao marketing.

Evite alguns erros comuns

Aplicada de forma correta, a comunicação visual impulsiona qualquer marca. Entretanto, quando feita de forma errada, a comunicação visual também tem o poder de destruir uma empresa. A criação de uma identidade visual é muito mais difícil do que parece.

Todo mundo já passou pela experiência de visitar uma loja (seja o ponto físico, virtual ou suas redes sociais) e ter a sensação de poluição visual, falta de harmonia e percepção de bagunça. Para evitar que os seus clientes tenham essa impressão da sua marca, siga as dicas a seguir:

  • cuidado com o uso exagerado de cores e efeitos;
  • transmita a mensagem com clareza e evite ambiguidade;
  • escolha fontes fáceis de serem lidas;
  • siga um um conceito;
  • respeite o manual de identidade da marca.

Pense no bom custo-benefício

O investimento em criação pode até parecer um gasto elevado ao seu negócio em um primeiro momento, no entanto, o retorno em longo prazo transforma as mudanças em uma fonte de lucro. Boas campanhas de marketing combinadas com um planejamento certeiro funcionam como uma maneira de tornar sua marca uma referência na visão do mercado.

Conheça a fundo o seu público-alvo, seus hábitos de consumo e os fatores que influenciam na decisão de compra. Assim, o processo de identificar as melhores estratégias é mais assertivo. Contudo, tenha cuidado! Basear toda a divulgação da empresa em comunicação visual precisa de comprometimento. E isso vai muito além de um designer criativo com boas habilidades de Photoshop.

Pronto! Agora você já conhece o conceito de comunicação visual e já sabe como aplicá-la em sua empresa. Um projeto de sucesso nessa área depende de uma série de pesquisas com foco no público-alvo. Lembre-se que de que nada adianta oferecer produtos de qualidade, com um serviço de atendimento excelente, se a mensagem não chegar de forma certeira ao consumidor.

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